Revista LOGOS, Número 12, 2005

...............................................................................................................................................................................................................................

APRESENTAÇÃO

A direção da Faculdade Euclides da Cunha, nova denominação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo, sente-se orgulhosa em dar prosseguimento às edições da Revista LOGOS. Entendemos assim, que estamos dando continuidade a um processo de aprimoramento de nossa instituição em ter um canal de comunicação para a publicação da produção científica, em grande parte, de nosso quadro docente.

Não devemos deixar de ressaltar o valoroso trabalho desenvolvido pelo Conselho Editorial da revista, o qual a cada nova edição tem demonstrado grande brilhantismo em coordenar e lapidar os pensamentos, estudos e pesquisas desenvolvidos por nossos docentes nas diversas áreas do conhecimento.

No mais, desejo a todos uma boa leitura dos textos e que eles sirvam de amostra da qualificação que nossa instituição tem almejado nesses quarenta anos de existência.

Prof. Dr. Jarbas Tavares dos Santos
DIRETOR

EDITORIAL

Temos grata satisfação em trazer a público a edição número doze da Revista LOGOS, cabendo-nos, inicialmente, dirigir a palavra aos autores dos artigos que integram a mesma e prezados leitores, a quem manifestamos nossos sinceros pedidos de desculpas pelo atraso nesta publicação.

Vivemos um momento de mudança e renovação na Faculdade, destacando-se o fato de que esta edição encerra a participação do nosso amigo Prof. Dr. Julio Wilson dos Santos como editor–chefe da Revista LOGOS, embora ainda possamos contar com sua colaboração junto ao Conselho Editorial da mesma. Temos consciência de que seu trabalho à frente dessa revista, estimulando o envolvimento de nossa comunidade acadêmica e o prestígio alcançado junto a outros centros de pesquisa, foi decisivo para garantir o sucesso que esta representa para nossa instituição.

Contribuir para o crescimento de nossa revista e manter a credibilidade que lhe foi conferida ao longo dos últimos anos, tornando-a periódico de referência para outras instituições em todo o Brasil, continuam representando metas primordiais para a atual comissão editorial. Sabemos das dificuldades que possam surgir para concretizar estes propósitos. Entretanto, esperamos superá-las mediante o apoio da atual direção, conselho editorial, secretaria e demais membros que integram a comunidade acadêmica da nossa Faculdade.

Por fim, reiteramos, junto a nossos alunos, professores, colaboradores e leitores, o compromisso de que a Revista Logos irá manter o padrão de qualidade adquirido durante o período em que esteve sob a responsabilidade do Prof. Julio, a quem agradecemos pela competência e profissionalismo com que conduziu suas atividades na FEUC. Muito obrigado!

COMISSÃO EDITORIAL
Profa. Ms. Giselda A. Costa Gonçalves
Prof. Dr. Márcio Pereira da Silva

SUMÁRIO

BIOCIÊNCIAS E CIÊNCIAS DO ESPORTE

O EFEITO DO STRESS TÉRMICO NA GERMINAÇÃO DOS ESPOROS DE Thelypteris longifólia.
COLLI, Áurea Maria Therezinha ; PEREZ, Sonia C. J. G. de A.

EMPREGO DE ANTICORPOS SÍTIO DIRECIONADOS PARA DETECÇÃO DE ENZIMAS

QUE HIDROLIZAM ATP PARA ATIVAÇÃO DE SUBSTRATOS.
GUERRA, Edílson José

POSICIONAMENTO DE CARDIOLOGISTAS E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO

QUANTO A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS POR INDIVÍDUOS COM PROLAPSO DE VÁLVULA MITRAL.
LIMA, José Fernando Paiva Fernandes de; PEREIRA-DA-SILVA, Márcio

EFEITOS DO TREINAMENTO FÍSICO SOBRE O METABOLISMO DE RATOS ADMINISTRADOS COM DEXAMETASONA.
PAULI, José Rodrigo; LEME, José Alexandre Curiacos de Almeida; CREPILHO, Daniel Manuel; MELLO, Maria Alice Rostom de; LUCIANO, Eliete

PERSPECTIVA DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO DO ESPORTE NA VISÃO DE JOGADORES

E COMISSÃO TÉCNICA DE EQUIPES DE FUTEBOL PROFISSIONAIS.
PAULI, José Rodrigo; MACHADO, Afonso Antonio

CIÊNCIAS EXATAS

ADITIVOS DOS ALIMENTOS.
CARVALHO,Paulo Roberto de

EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

A MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO VIA FUNDEF: Operacionalização, evidências, críticas e análise financeira.
LÚCIO, Roque; CARNEIRO, José Renato

UM NOVO OLHAR PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
ORTIZ, Mara Fernanda Alves

PRIVATIZAÇÃO E MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
SILVA, Cleide Aparecida Padovan da

JUVENTUDE E POLÍTICAS PÚBLICAS: um debate que não pode ser adiado pela educação.
SILVA, Francisco Cláudio de Sousa

COMPLEXIDADE, EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
VALENTIN, Leirí; ALMEIDA, Fabiana Panetto de

GEOCIÊNCIAS E MEIO AMBIENTE

A EVOLUÇÃO EM TEMPO REAL EM ECOSSISTEMAS LÓTICOS.
HENRY-SILVA, Gustavo Gonzaga

A IMPORTÂNCIA DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NA PRESERVAÇÃO DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA.
HENRY-SILVA, Gustavo Gonzaga

HISTÓRIA, LETRAS E ARTES

MORPHO - SYNTAX: Contrastive analysis.
BORGES, Sônia Marisa Tostes Pourrat Milani

RESUMOS (DISSERTAÇÕES/TESES)

EFEITO DA EXPOSIÇÃO AO FRIO SOBRE A EXPRESSÃO DE PROTEÍNAS HIPOTALÂMICAS E A PARTICIPAÇÃO DO HORMÔNIO CONCENTRADOR DE MELANINA (MCH) NO CONTROLE DA INGESTÃO ALIMENTAR, PESO CORPORAL, TERMOGÊNESE E AÇÃO MOLECULAR DA INSULINA.
PEREIRA-DA-SILVA, Márcio

PROTOCOLOS DE TREINAMENTO AERÓBIO INTERVALADO E DA PERIODIZAÇÃO PARA NATAÇÃO COM RATOS.
SANTOS, Julio Wilson dos

EDUCAÇÃO FÍSICA, PROFISSÃO E MERCADO: Um estudo de caso.
SOEIRO, Maria Isaura Plácido

CO-EDUCAÇÃO, FUTEBOL E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.
SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de