NUPE - FEUC.png

NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO – NUPE

 

O Núcleo de Pesquisa e Extensão - NUPE da FEUC-FFCL de São José do Rio Pardo tem o objetivo de:

  • Incentivar e contribuir para a articulação entre ensino, pesquisa e extensão nos cursos de licenciatura do ISEEC;
  • Estreitar as relações entre a FFCL de São José do Rio Pardo e a comunidade;
  • Divulgar e difundir as atividades culturais, científicas e de ensino desenvolvidas na Instituição;
  • Estimular a participação dos graduandos em ações sociais junto à comunidade local e regional;
  • Promover a interdisciplinaridade através de ação integrada dos cursos da Instituição;
  • Conhecer a realidade social da comunidade onde se insere a FFCL de São José do Rio Pardo;
  • Contribuir para a transformação positiva da realidade social local e da região;
  • Desenvolver nos alunos o espírito científico;
  • Diminuir a distância entre a demanda da população e a missão Institucional;
  • Combater a desigualdade educacional, científica e cultural existente entre os diferentes segmentos da sociedade.

 

Sua Missão consiste em planejar, coordenar e documentar a política de pesquisa e extensão, desenvolvida pela FFCL de São José do Rio Pardo através do ISEEC.

 

VEJA MAIS

 

Atualmente realizamos atividades de extensão junto ao Núcleo de Pesquisa e Extensão – NUPE - da FEUC, com o objetivo de contribuir, dentro de suas limitações, para a melhoria das condições de vida da comunidade local e regional, o que demonstra a preocupação significativa da Instituição com sua missão social. Integram o NUPE, os seguintes projetos:

    I Projeto Educar

    II Projeto Apoio Pedagógico

    III Projeto Apoio ao Esporte rio-pardense

    IV Projeto FEUC Solidária

    V Projeto Tênis Social

    VI Projeto Tigrinho

 

 

Faixa_divis_ria_azul__site_.png

 

Veja abaixo alguns projetos que compõe o NUPE:

 

 

 

FEUC SOLIDÁRIA

   

    A “FEUC Solidária” é um Programa de Ação Comunitária criado em 2005, junto ao Núcleo de Pesquisa e Extensão – NUPE. Os alunos dos cursos da FEUC, sob a supervisão de professores, oferecem à população diversas atividades tais como: atividades esportivas e recreativas, avaliação física, jogos pedagógicos, pinturas artísticas, pintura de unha, corte de cabelo, contadores de histórias, prevenção sobre doenças, resgate cultural, brincadeiras científicas e muito mais.  Tudo para proporcionar um dia festivo e alegre para as pessoas, principalmente as crianças dos bairros.

     

   É dentro desse espírito de ações sociais que o “FEUC Solidária” está inserido, levar para os bairros periféricos da cidade ações sociais, práticas escassas ou inexistentes para uma população mais carente.

 

  Para a execução de um projeto ambicioso como esse contamos com a colaboração voluntária dos nossos alunos, dos nossos professores, dos nossos funcionários e de toda direção da FEUC. Todos os cursos, voluntariamente, dentro de um espírito educacional pedagógico, transformam o espaço da praça do bairro em uma grande sala de aula.

FEUC SOLIDÁRIA_LOGO.png

   

     A “FEUC Solidária” também conta com a colaboração imprescindível do Departamento de Esportes e Cultura de São José do Rio Pardo. Ressaltamos também o apoio prestado pela Polícia Civil e Polícia Militar de São José do Rio Pardo e dos parceiros solidários que nos auxiliam na divulgação dos eventos, tais como a Cidade Livre FM, Radio-difusora, Gazeta do Rio Pardo, Democrata, entre outros, parceiros sempre presentes e solidários na divulgação de um evento tão importante.

    

     Para a concretização de um evento desse porte, contamos com a generosidade da comunidade acadêmica e dos parceiros amigos e das empresas solidárias na doação de pipoca, açúcar, óleo, brinquedos, materiais diversos, gestos fundamentais para uma ação solidária, como essa realizada pela FEUC, em seus 51 anos de trabalho voltado para a Educação.

 

 

 

 

 

Faixa_divis_ria_azul__site_.png

PROJETO TIGRINHO/FEUC

 

     O Projeto Tigrinho é um projeto esportivo social desenvolvido e realizado através de uma parceria entre o São Bernardo Futebol Clube e a FEUC em São José do Rio Pardo-SP – Curso de Educação Física. Os objetivos desse projeto são:

 

  • Iniciar um processo de construção da cidadania através da prática do futebol;
  • Estimular as crianças a estudarem;
  • Estimular o conhecimento das regras do futebol;
  • Estimular a postura de educador do técnico/dirigente;
  • Humanizar a figura do árbitro;
  • Valorizar o jogo limpo, premiando as equipes mais disciplinadas;
  • Incentivar o conhecimento da história do futebol no Brasil e no mundo;
TIGRINHO - LOGO.png
  • Reduzir o número de faltas, advertências e cartões por jogadas violentas, visando a diminuição da agressão e violência;
  • Enfatizar o aspecto de que a competição só será justa quando existir igualdade - numérica, de idade e de informações com relação à competição;
  • Propiciar aos participantes a oportunidade de desenvolver, através da prática esportiva, o espírito de cordialidade, bem como o respeito às regras, aos árbitros e aos adversários;
  • Estimular o jovem a adquirir o prazer em praticar atividade física, prevenindo o sedentarismo e incentivando a melhoria da qualidade de vida;
  • Valorizar a participação do maior número possível de crianças/atletas e não apenas os mais talentosos;
  • Preservar os aspectos positivos da competição, buscando eliminar o ensejo de vencer a qualquer preço.

     

 

Esse projeto foi implantado em 2017 e até o momento temos várias turmas de alunos no período da manhã e da tarde. As aulas serão realizadas pelos alunos da FEUC sob supervisão do Prof. Dr. Roque Lúcio, no campo da EMEB "Prof Stella Maris Barbosa Catalano" (CAIC), Avenida dos Braguettas, 1005 - Bairro Carlos Cassuci em São José do Rio Pardo-SP. Pretendemos abrir novos polos de oferecimento da escolinha do Projeto Tigrinho/FEUC em outros bairros de São José do Rio Pardo -SP. Os alunos do projeto também serão sujeitos de pesquisas a serem desenvolvidas pelos alunos da FEUC sob orientação dos professores do curso.

 

 

VEJA MAIS

 

 

 

Faixa_divis_ria_azul__site_.png

 

TÊNIS SOCIAL

 

    A FEUC iniciou em agosto de 2017, o Projeto Tênis Social no Educandário São José (conhecido como Orfanato). Esse projeto é associado ao Projeto Tênis Social – patrocinado pelo Unidos por Crianças mais Saudáveis, com realização da Organização Social Esporte Brasil, Lei Paulista de Incentivo ao Esporte e Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude do Governo do Estado de São Paulo.

 

     As ações formativas têm orientação pedagógica e metodológica do Instituto Patrícia Medrado, atleta que em 1974 e 1985, foi líder do ranking brasileiro e chegou na 48ª posição do ranking da ATP em simples, e em 9º lugar na categoria de duplas, com a também brasileira Cláudia Monteiro.

 

   Além do cunho social do Projeto Tênis Social, essas atividades práticas são o grande referencial para os futuros profissionais de Educação Física da Feuc estejam preparados para o mercado de trabalho, bem como tenham um olhar social para as necessidades de São José do Rio Pardo e região.

 

 

 

 

 

TENIS SOCIAL - LOGO.png
Faixa_divis_ria_azul__site_.png

 

APOIO PEDAGÓGICO

 

 

   É um projeto executado por professores e alunos do Curso de Pedagogia junto à rede municipal de ensino de São José do Rio Pardo. A FFCL reconhece sua responsabilidade, enquanto Instituição inserida na sociedade, bem como a importância da parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

 

    Além de realizarem seus estágios, os alunos do curso de Pedagogia auxiliam os professores auxiliando especificamente os alunos com dificuldades de aprendizagem. O apoio ocorre através de atividades diferenciadas em sala de aula, elaboradas e planejadas a partir de diagnóstico individual de cada aluno, sempre tendo como objetivo sanar as dificuldades de aprendizagem dos mesmos. Tal projeto permite que muitos alunos desenvolvam seu TCC voltado para as práticas pedagógicas.

 

 

 

 

 

 

APOIO PEDAGÓGICO - LOGO.png
Faixa_divis_ria_azul__site_.png

 

APOIO AO ESPORTE RIO-PARDENSE

 

 

      É um projeto de parceria com o Departamento de Esporte e Cultura (DEC) do município de São José do Rio Pardo.

 

   Alunos do curso de Educação Física, orientados pelos os professores do DEC auxiliam nas escolinhas de futebol, voleibol, handebol, basquetebol, lutas e canoagem. Também realizam avaliação física monitorados pelos professores da FFCL.

 

     Muitos alunos desenvolvem o TCC utilizando os dados obtidos nestas práticas.

 

 

 

 

 

 

 

APOIO ESP. RIOPARDENSE.png
Faixa_divis_ria_azul__site_.png

 

PROJETO EDUCAR

 

   

    Este projeto é um cursinho Pré-Vestibular Comunitário, que envolve vários alunos da FEUC e visa a inclusão social de alunos das camadas populares nas universidades públicas do Estado de São Paulo. Apesar do intenso crescimento observado no ensino superior do Brasil, o percentual de acesso dos jovens é ainda muito restrito. Entretanto, embora possuam os requisitos educacionais formais, muitos egressos do ensino médio público não atingem o nível de aprendizado para se tornarem demanda qualificada para acesso ao ensino superior.

 

    As aulas são oferecidas aos sábado, em horário diurno, das 8 h às 14h e com duração de 10 meses. Atualmente possui duas turmas com cerca de 35 alunos cada. As aulas são ministradas por alunos dos cursos de licenciatura da FEUC e por professores voluntários da rede pública estadual e por professores da Instituição. O projeto é desenvolvido com o máximo de interação entre os envolvidos, com a utilização adequada dos recursos didáticos disponíveis.

 

PROJETO EDUCAR - LOGO.png
Faixa_divis_ria_azul__site_.png