Física

F_sica.jpg


Faixa_vermelha__borda_carrocel_.png

O CURSO


   O curso de Física possui corpo docente qualificado com ampla experiência em ensino e pesquisa adquirida em universidades de excelência no Brasil. Os docentes do curso se mantêm atualizados por meio de vínculo com universidades públicas e da participação em congressos.

   O curso está estruturado de acordo com concepções modernas tendo como característica a articulação entre a teoria e prática e entre o ensino e pesquisa. Atividades extracurriculares como eventos culturais e científicos internos (Semana de Física), visitas a feiras, exposições, observatórios e planetário contribuem para a formação sólida e atualizada do aluno. O estágio curricular também enriquece o aprendizado do estudante, bem como monitorias e iniciação científica sob a orientação dos professores do curso. 

   O laboratório de física experimental do curso, equipado de acordo com o modelo do laboratório do Departamento de Física da USP-São Paulo, possibilita ao aluno montar, em grupo, equipamentos para a realização de seus experimentos.




INFRA-ESTRUTURA


Os alunos contam com os seguintes laboratórios:
- Laboratório de Informática contendo computadores conectados em rede e com acesso à banda larga, com projetor multimídia/datashow.
- Biblioteca equipada com computadores conectados em rede e com acesso à banda larga
- Laboratório de Física Experimental
- Laboratório de Química.




ÁREAS DE ATUAÇÃO


      A carência de professor de Física nas escolas públicas e particulares é enorme, estando na docência as principais oportunidades de trabalho do profissional de Física. No entanto, o trabalho desse profissional não se restringe à sala de aula, podendo atuar também no ensino informal, desenvolvendo vídeos científicos e softwares e dependendo da área que se especializar, em clínicas médicas, hospitais, empresas e institutos de alta tecnologia. A opção pela carreira de Pesquisador Científico por meio de cursos de pós-graduação também pode resultar em boas oportunidades de trabalho.




A PROFISSÃO


     A Física e a tecnologia caminham juntas, onde quer que se olhe princípios desta ciência estão presentes. Os grandes avanços da humanidade são devidos em grande parte à Física, como as grandes navegações, a Revolução Industrial, os satélites, o raio laser, o conhecimento sobre o universo. Grandes teorias como as de Isaac Newton (1642-1727), e de Albert Einstein(1879-1955), encontram hoje um vasto campo de aplicações na Medicina, Geologia, Geografia, Informática, Engenharia Aeronáutica, Educação Física, Turismo, Biologia, Tecnologia de precisão entre outras. .....A profissão requer constante atualização, devendo o profissional ser curioso e ter gosto pelo estudo e leitura, pela Matemática e trabalho em equipe.




Faixa_divis_ria_azul__site_.png