ABERTURA DO ANO LETIVO NA FEUC   (1º, 2 e 3/02/2016)

Abrindo o ano letivo de 2016 a FEUC – Faculdade Euclides da Cunha, realizou nessa semana uma série de palestras para receber os alunos – veteranos e calouros dos novos cursos.

A atividade da semana, comentou a Diretora Administrativa Alessandra Azarias, “foi a primeira de uma série de atividades que acontecerão no decorrer de 2016, quando a Faculdade de Filosofia Ciência e Letras de São José do Rio Pardo, hoje FEUC, completará seus 50 anos”.

Para o professor Roque Lúcio, Diretor Acadêmico, “a FEUC tem percorrido uma longa jornada em favor da educação, formando profissionais que atuam nas diferentes redes de ensino e outras áreas de trabalho, um número que passa de 10 mil profissionais”.

Foi uma longa história iniciada nos anos de 1960, quando lideranças locais vislumbraram a possibilidade de trazer para São José uma Faculdade, oferecendo cursos superiores para um grande público da cidade e da região.

Mais recentemente a FEUC está trabalhando para a aprovação, junto ao Conselho Estadual de Educação, de novos cursos, como o de Agronomia, abrindo novas oportunidades de formação universitária, além dos tradicionais cursos de licenciatura da Instituição.

Nessa primeira atividade, abrindo as comemorações dos 50 anos, a Direção da FEUC trouxe três profissionais que, de maneiras específicas, trouxeram grandes reflexões para os alunos, no campo da Educação, do Empreendedorismo e na Gestão Financeira.

Na segunda-feira, dia 1º, o professor Dr. Romualdo Dias (UNESP – Rio Claro) falou sobre “A formação do educador nos dias atuais”. Pesquisador dos mais conceituados, conclamou os jovens a se debruçarem sobre o conhecimento, não se deixarem dominar pelas facilidades da vida, pelas modernidades que não levam a lugar nenhum e não se encantarem pelo consumismo. “Não podemos compactuar com a preguiça ... estudar não porque o professor mandou ... recusar uma vida medíocre, a vida é uma obra de arte”.

Na terça-feira, dia 2, a palestra foi com Benedito Albieiro, consultor do SEBRAE-SP, com o tema: Empreendedorismo. O consultor falou sobre os desafios de ser empreendedor no Brasil. “O sonho de muitos é ter seu próprio negócio mas é preciso saber administrar parar não se perder no caminho. Muitos usam as economias de anos de trabalho e investem em algo que não conhecem”.

Na quarta-feira, dia 3, encerrando as atividades desse ciclo de palestras, a professora Drª Vera Lúcia Monelli Sossai, falou sobre: Planejamento Financeiro: contribuição para melhor qualidade de vida. Em um momento que a economia mundial e brasileira passa por grandes oscilações e dificuldades, a professora trabalhou com os alunos a necessidade de se construir o aprendizado do planejamento financeiro, a rotina para se fazer uma poupança (reserva) e possíveis áreas de investimentos para o pequeno investidor.