Ciências Biológicas

Faixa_vermelha__borda_carrocel_.png
Banner_CFBio_-_Ci_ncias_Biol_gicas.png

O CURSO

O curso de Ciências Biológicas possui corpo docente altamente qualificado e alia formação técnica específica à prática pedagógica, tendo como referência as realidades brasileira e regional.

A realização frequente de atividades extracurriculares e de estágio enriquece o aprendizado, bem como iniciação científica junto a projetos de pesquisa coordenados por professores com ampla experiência. Além disso, no decorrer do curso, os alunos têm a oportunidade de participação em viagens para estudo de campo, eventos científico-culturais internos (Jornada de Biologia e Semana do Meio Ambiente), cursos de extensão na área de Educação Ambiental, Genética Médica, Taxidermia, Imunologia, Microbiologia, Mergulho, Biologia Marinha, Monitoramento e Conservação de Animais Silvestres, entre outros.

INFRA-ESTRUTURA

Os alunos contam com os seguintes laboratórios:

• Laboratório de Microbiologia, equipado com bancada, microscópios binoculares e monoculares, estufas, autoclave, centrífugas, câmara Neubauer e demais equipamentos.
  • Laboratório de Química e Biociências, equipado com bancada, balanças de precisão, vidraria e reagentes diversos, chuveiro lava-olhos, e demais equipamentos.
  • Laboratório de Morfologia, equipado com peças anatômicas humanas, animais taxidermizados e mesas para necropsia.
  • Laboratório de Física Experimental, equipado com gerador de Van de Graaff, conjunto de lançamento Moller, conjunto de óptica com lanterna a laser, bomba hidráulica, gerador de ondas estacionárias, e demais equipamentos.

• Laboratório de Informática contendo computadores conectados em rede e com acesso à banda larga, com projetor multimídia/datashow.
  • Biblioteca equipada com computadores conectados em rede e com acesso à banda larga.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O biólogo pode atuar em quatro áreas básicas: licenciatura, meio ambiente, biotecnologia e saúde.

O biólogo também tem campo de atuação na docência no ensino fundamental, médio e superior. Pode assessorar e prestar consultoria a empresas e fundações na elaboração e execução de projetos e pesquisas e participar de planos diretores municipais. Também poderá prestar serviços em estações experimentais de tratamento de água, lixo e esgotos, laboratórios de pesquisa, empresas privadas do ramo biológico, em institutos biológicos, zoológicos, botânicos, agronômicos, biotecnológicos, bioquímicos e de educação ambiental, além das áreas de turismo ecológico e paisagismo.

_reas_de_atua__o_-_Ci_ncias_Biol_gicas.png

A PROFISSÃO

Os grandes avanços na área de Biologia dos últimos anos, como a clonagem, a decodificação do DNA Humano, novas vacinas, a determinação de princípios ativos de plantas etc. tornaram a Biologia em uma área de interesse estratégico do ponto de vista científico e econômico. Sua ampla gama de aplicações faz com que hoje esta ciência assuma uma posição de destaque no ensino e na pesquisa, refletindo em grande demanda no mercado de trabalho para o profissional desta área.

CURRÍCULO

O curso de Ciências Biológicas possui carga horária total de 4.540h, sendo que:

- 1960h referem-se às Disciplinas do Núcleo de Formação Básica, tais como: Zoologia dos Invertebrados, Zoologia dos Vertebrados, Parasitologia, Anatomia Humana, Morfologia Vegetal, Fisiologia Vegetal, Ecologia, Química, Bioquímica, Física, Biofísica, Genética, entre outras.

- 620h referem-se às Disciplinas do Núcleo de formação Específica, tais como: Dinâmica Laboratorial, Microbiologia de Alimentos, Processos biológicos de Tratamento de Resíduos e Efluentes, Gestão de Unidades de Conservação, Coleções Biológicas e Zoológicos, Introdução à Biotecnologia, entre outras.

- 1360h referem-se às Disciplinas do Núcleo de Formação Pedagógica, tais como: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Didática das Ciências Naturais, Diretrizes Curriculares para o Ensino de Ciências e Biologia, Conteúdos, Metodologia e Práticas de Educação Ambiental, entre outras.

- 200h referem-se às Atividades Complementares

- 400h referem-se ao Estágio Profissionalizante

PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO

A FEUC procura inserir seus alunos à iniciação científica, contribuindo para concretização da articulação entre ensino e pesquisa. Atualmente o curso possui dois projetos de pesquisa em andamento: Taxidermia e Educação Ambiental.