Arte.jpg
Faixa_vermelha__borda_carrocel_.png

O CURSO

O curso de ARTE oferece ao aluno instrumentos teóricos e práticos para a criação de desenhos, pinturas, gravuras, colagens, esculturas,expressão cinética, expressão musical,  lidando com os mais variados materiais, além do desenvolvimento de técnicas de teatro e de computação gráfica. Com aulas dinâmicas e muito estímulo à criatividade, o aluno produz e expõe seus trabalhos durante os eventos científico-culturais promovidos pela Faculdade como a Semana de Artes, Exposição de artes Factus, Quintas Culturais e externos como a Semana Euclidiana e mostras em museus da cidade e região.

Além do desenvolvimento artístico, o curso fornece ao aluno formação sólida na arte-educação por meio de estágios curriculares e extra-curriculares e de aulas teóricas e práticas voltadas para o ensino da arte, estimulando o contato com diversas técnicas de expressão como o teatro de bonecos e dioramas. O curso também promove visitas de caráter técnico-acadêmico a museus, bibliotecas e outras instituições culturais.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

São diversas as possibilidades de atuação do Licenciado em ARTE, podendo optar pela docência, no ensino fundamental e médio, de Educação Artística, Ensino da Arte e demais componentes curriculares relacionados às Artes. Além da docência, o profissional é cada vez mais requisitado para gerenciar acervos e mostras em centros culturais, fundações, bibliotecas, podendo trabalhar também na recuperação digital de documentos iconográficos e na assessoria de projetos sociais, culturais e artísticos ligados a instituições públicas e privadas.

A PROFISSÃO

Hoje existe uma tendência mundial de valorização da arte para educação e formação de cidadãos. No Brasil, o incentivo à arte e cultura tem aumentado, por meio da criação de Instituições de fomento e de Leis de incentivo como a Lei Rouanet. Os diversos projetos bem sucedidos de aplicação do ensino das artes para a inclusão social também têm contribuído para a valorização cada vez maior da profissão e ampliação do mercado para esse profissional, demonstrando que a arte é requisito fundamental para a construção da cidadania.